Todo personagem na Terra Calcinada possui poderes psiônicos latentes, portanto ou será um psionista ou um talento selvagem.
Linhas Gerais
Estas são as regras utilizadas para abordar o Psionismo numa campanha da Terra Calcinada com o sistema Caves & Hexes. Aqui segue uma amálgama simplificada do livro de psionismo original do seu jogo de fantasia clássica predileto, e o suplemento Basic Psionics Handbook. A maior parte da abordagem adotada vem do segundo suplemento, que é totalmente inspirado no primeiro, porém com leves diferenças.
Psionismo não é Magia
O psionismo atua similarmente à magia, mas não possui os mesmos princípios dela. A magia retira recursos externos ao conjurador para a manipulação das energias mágicas. O psionismo trabalha com forças interiores baseadas no potencial da mente, na natureza do ser e harmonia do mesmo.
Inteligência VS. Sabedoria neste sistema
Inteligência é o atributo utilizado para determinar a resistência aos ataques psiônicos, enquanto a Sabedoria é o atributo que modifica a força dos ataques psiônicos. Assim, a tabela adequada deve ser consultada para identificar os modificadores obtidos com esses atributos. Inteligência modifica as Salvaguardas contra Psionismo. A Sabedoria modifica o dano causado pelos ataques psiônicos e a chance de Falha Psiônica.
Tipos de Habilidades Psiônicas
Poderes psiônicos são categorizados em dois tipos diferentes de habilidades: disciplinas e métodos. Disciplinas incluem duas subcategorias de Ciências Maiores e Devoções Menores, e representam poderes usáveis pelo psionista, similares às magias. Métodos são divididos em Métodos de Ataque e Métodos de Defesa, e são utilizados quando psionistas engajam em combates mentais. Portanto, existem quatro tipos de poderes psiônicos.
Nível Psiônico & Pontos de Potência Psiônica (PPP)
Como os níveis de classe, os Níveis Psiônicos são utilizados para descreverem a capacidade e potência relativas a um personagem psionicamente dotado.
Habilidades psiônicas se apoiam numa reserva de energia pessoal conhecida como Pontos de Potência Psiônica (PPP), que são utilizados para ativar todas as quatro formas de habilidades psiônicas. Quando uma habilidade psiônica é utilizada, PPP da reserva do personagem são gastos. Qualquer habilidade psiônica possuída por um psionista pode ser utilizada novamente e novamente, enquanto o personagem possuir PPP restantes, ou quando houver regenerado número suficiente de PPP.
Para recuperarem PPP, personagens e criaturas psiônicas precisam de um tempo para entrar em uma espécie de meditação, de aproximadamente uma hora, que não pode ser perturbada. É similar ao tempo de preparação para clérigos e magos memorizarem suas magias. Essa meditação deve ser feita após um descanso de 8 horas, e assim, o personagem pode recuperar seus PPP.
Salvaguarda contra Psionismo
Uma Salvaguarda contra Psionismo representa a chance do alvo de um ataque psiônico evitar ou diminuir os efeitos de um método de ataque ou disciplina. Essa salvaguarda é calculada utilizando a Salvaguarda contra Paralisia como base, modificada pela Inteligência do personagem, como demonstrado na tabela do atributo. Salvaguardas indicadas simplesmente como Salvaguarda contra Paralisia são consideradas salvaguardas físicas (e não psiônicas), assim nenhum modificador de Inteligência deve ser aplicado.
Disciplinas & Chakras
Cada disciplina está ligada à energia de um chakra que o psionista vai desbloqueando à medida que sobe de nível. Portanto, cada chakra representa um conjunto de poderes. O psionista só pode escolher poderes que estejam dentro da esfera dos chakras que ele já tem desbloqueados.

(imagem provisória)
Cada psionista deve escolher um dos cinco chakras básicos (raiz, sacral, plexo, cardíaco, laríngeo) como seu primeiro chakra desbloqueado. A partir disso, o psionista só pode acessar novos chakras que estejam adjacentes aos chakras já conhecidos, segundo o diagrama abaixo:

(imagem provisória)
Disciplinas Psiônicas
Uma disciplina é uma habilidade dos seis grupos de poderes correspondentes aos seis chakras conhecidos pelos psionistas. Cada grupo de disciplinas é dividido em dois subgrupos: um grupo de habilidades maiores (conhecidas como Ciências) e um grupo de habilidades menores (conhecidas como Devoções). O custo para ativar qualquer habilidade psiônica requer o gasto de Pontos de Potência Psiônica (PPP). Os custos gerais de ativação são detalhados na tabela a seguir:
| Raiz/Psicometabólica | |||
| Sacral/Clarissenciente | |||
| Plexo/Psicocinética | |||
| Cardíaco/Telepática | |||
| Laríngeo/Psicoportativa | |||
| Frontal/Metapsiônica | |||
Diferente de magias, poderes psiônicos não precisam ser memorizados previamente em um momento de preparação. O personagem ou criatura psiônica apenas precisa desejar usar a disciplina e possuir os PPP suficientes para ativá-la.
Concentração e Disciplinas Psiônicas
O uso de disciplinas requer uma grande quantidade de concentração por parte do psionista. Assim sendo, personagens e criaturas que utilizam uma disciplina psiônica só podem mover-se metade de seu deslocamento enquanto concentram-se para ativar seus poderes. Habilidades cuja duração estiver marcada por um asterisco (*) requerem a completa concentração do psionista durante seu uso. Falha em manter a concentração nessas habilidades imediatamente interrompe o funcionamento da disciplina, com gasto total de PPP. A menos que descrito o contrário, um psionista em concentração só se move pela metade de sua taxa de deslocamento e não pode realizar outras ações.
Todo psionista possui uma chance de Falha Psiônica: a base dessa chance é de 2:6 modificada pelo bônus (ou penalidade) de Sabedoria do personagem, e funciona semelhante à Falha Mágica descrita nas Regras Básicas.
Uso Simultâneo de Habilidades Psiônicas
Um psionista só pode ter um certo número de habilidades psiônicas ativas ao mesmo tempo. O custo total das habilidades psiônicas ativas simultaneamente não deve exceder o Nível Psiônico, mais 3, do personagem. O custo em PPP de métodos de defesa não contam para esse total.
Psionistas podem usar somente uma habilidade que requeira “concentração” por rodada.
Perda da Força Psiônica aos 0 PPP
Se um psionista for reduzido a 0 PPP, todos os seus poderes ativos cessarão imediatamente (incluindo aqueles de extensão duradoura cujos PPP já tenham sido gastos). A exceção para essa regra é o método de defesa psiônico Mente em Branco (que requer 0 PPP para ser ativado).
Combate Psiônico
Existem dois tipos de métodos de combate: métodos de ataque e métodos de defesa. Ambos drenam PPP, como outras habilidades psiônicas.
Métodos de Ataque: causam dano ou efeitos comportamentais. Tanto alvos psiônicos, quanto não-psiônicos, devem fazer uma Salvaguarda contra Psionismo ou sofrerão os efeitos do ataque.
Métodos de Defesa: protegem (em graus variantes) contra esses ataques. Eles podem aumentar a chance de um salvaguarda ser bem sucedida, reduzir os efeitos nocivos de uma salvaguarda que falhar, ou ambos.
A efetividade de qualquer método de ataque depende da efetividade do método de defesa (ou ausência dele) protegendo o alvo.
Restrições
Métodos de ataque psiônicos podem ser usados contra alvos psiônicos e não-psiônicos.
Criaturas de inteligência sub-humana (INT 2 ou menos) são imunes a todas as formas de ataques psiônicos (métodos de ataque), mas não são necessariamente imunes a outros poderes psiônicos (disciplinas psiônicas).
Enquanto métodos de defesa psiônicos protegem contra métodos de ataque psiônicos, eles não possuem efeito contra disciplinas psiônicas.
Devido à quantidade de concentração requerida para utilizar métodos de ataque psiônicos, qualquer personagem que decida utilizar um desses métodos só poderá mover-se metade de seu deslocamento e não poderá realizar outras ações. O uso de métodos de defesa psiônicos, no entanto, não afeta a movimentação, nem a capacidade do personagem agir durante a rodada. Não mais do que 1 método de ataque pode ser utilizado durante uma rodada, e não mais do que 1 método de defesa pode ser utilizado por rodada (a menos que se use a disciplina metapsiônica Schism).
Processo do combate psiônico
Como as disciplinas, o uso de métodos de ataque e defesa psiônicos requerem o gasto de PPP para ativá-los. Se alguém decide utilizar um método de ataque, o psionista não pode exceder o valor de gasto total de PPP por rodada (nível do psionista +3). Métodos de ataque psiônico requerem concentração, portanto não podem ser utilizados simultaneamente com outras habilidades psiônicas que requeiram concentração.
Durante um encontro, aqueles que desejarem utilizar métodos de defesa devem anunciá-lo antes da rolagem de iniciativa. Indivíduos surpreendidos não podem utilizar métodos de defesa enquanto estiverem surpresos. Uma vez que um método de defesa é escolhido para uma rodada, não pode ser alterado até o início da próxima rodada de combate.
O uso de métodos de defesa não é obrigatório e não conta para o total de Pontos de Potência Psiônica permitidos por rodada (nível do psionista +3).
Sugere-se que os métodos de ataque de NPCs e monstros controlados pelo MJ sejam feitos aleatoriamente, para que a revelação de um método de defesa de um PJ não altere a escolha do método de ataque empregado pelo MJ. Adicionalmente, sugere-se que todos os métodos de defesa empregados por NPCs e monstros controlados pelo MJ permaneçam em segredo durante a resolução de combates psiônicos envolvendo PJs.
Salvaguarda contra Métodos de Ataque
A qualquer momento que um método de ataque é utilizado contra um alvo, este tem direito a uma Salvaguarda contra Psionismo para evitar efeitos do ataque. Quando um método de defesa é utilizado para proteger um alvo de um método de ataque, há uma chance da Salvaguarda contra Psionismo do alvo ser modificada contra aquele ataque. Localize o modificador da salvaguarda cruzando os métodos de ataque e defesa utilizados, na tabela de Modificadores por Métodos de Ataque/Defesa: o valor à esquerda da barra no resultado do cruzamento de métodos de ataque e defesa, indica o modificador na salvaguarda.
Se uma Salvaguarda contra Psionismo for bem-sucedida contra um método de ataque, a criatura não sofre dano ou efeitos do ataque. Qualquer criatura (psionista ou não-psionista) que falha em sua Salvaguarda contra Psionismo é considerada uma “criatura afetada”.
A quantidade e tipo de dano e/ou efeito sofridos por uma criatura afetada, que falhou em sua salvaguarda contra um método de ataque, depende do seguinte:
- o tipo de dano e/ou efeito causado pelo método de ataque
- o método de defesa (se houver algum) utilizado para proteger a criatura afetada
Interações entre Métodos de Ataque e Defesa
Todas as vezes que um alvo falha na sua salvaguarda contra um método de ataque, mas está protegido por um método de defesa, há uma chance do efeito do ataque ser reduzido. Localize o modificador cruzando os métodos de ataque e defesa na tabela de Modificadores por Métodos de Ataque/Defesa: a palavra à direita da barra, no resultado da tabela, indica o efeito do modificador:
- Metade: significa que qualquer quantidade de dano causada pelo ataque, e a duração de qualquer efeito causado por ele, são divididas pela metade.
- Normal: significa que qualquer quantidade de dano causada pelo ataque, e a duração de qualquer efeito causado por ele, são aplicadas normalmente.
Se não há um método de defesa ativo quando há falha na salvaguarda, todos os danos e/ou efeitos são aplicados normalmente.
Modificadores por Métodos de Ataque e Defesa
| individual/telepático: +2 em salvaguardas contra ataques telepáticos; divide pela metade efeitos de ataques em área | ||||||
| individual/telepático: +1 em salvaguardas contra todos os ataques; divide pela metade qualquer efeito telepático | ||||||
| individual/telepático: +3 em salvaguardas contra ataques de área; divide pela metade qualquer dano telecinético | ||||||
| área de defesa (raio de 10' [3 m]): divide pela metade os efeitos de qualquer ataque (físico ou emocional) | ||||||
| área de defesa (raio de 5' [1,5 m]): +3 em salvaguardas contra todos os métodos de ataque (telepático ou telecinético) | ||||||
| *Número da esquerda: modificador na Salvaguarda contra Psionismo vs. o método de ataque indicado. *Indicação da direita: modificador do efeito vs. o método de ataque indicado, quando uma Salvaguarda contra Psionismo falha. |
||||||
