Cacto Aranha

Aglomerados de cactos aranha se parecem com aglomerados de cactos inofensivos até que uma vítima seja coberta por seus espinhos. A vítima então é arrastada pelo cacto, onde os espinhos de alimentação fazem um lento banquete no ser indefeso: sugando todo o líquido disponível da criatura e deixando apenas a casca.

O cacto aranha tem um corpo na forma de barril, com 60 a 90 cm de diâmetro, e com até 7′ [2,10 m] de altura. Possui uma cor verde brilhante com estrias brancas ao longo do corpo. Os espinhos são roxos e verdes.

Os cactos aranha são competitivos: uma vítima ao alcance de mais de um cacto será disputada por todos os demais. Esse cacto cresce em aglomerados, geralmente perto das estradas onde há comida. Ele floresce e libera sementes quando é tocado pela chuva.

Cactos aranha possuem poucos inimigos naturais, já que são uma das poucas criaturas que conseguem se alimentar de insetos do mel. Se as agulhas forem tornadas inefetivas, o cacto pode ser macerado pelo seu líquido.

EstatísticasCacto Aranha
TerrenoTabuleiros
CategoriaPlanta Média
Classe de Armadura7 [12]
Dado de Vida3*** (12 PVs)
TAC017 [+2]
Ataques8 x Espinho Púrpura (1 + veneno + puxada)
Deslocamento0′
SalvaguardaM12 V13 P14 S15 F16 Ps14 (3)
Moral6
AlinhamentoNeutro
XP70
Número de Aparição2d4
Tipo de Tesouro
  • Um alvo: o cacto aranha concentra todos seus ataque em uma vítima de cada vez.
  • Veneno: cada espinho púrpura que atinge um alvo exige uma rolagem de Salvaguarda contra Venenos (+2 de bônus, o veneno é fraco) ou o alvo ficará paralisado em 2d4 rodadas.
  • Espinhos: cada espinho púrpura que atinge um alvo causa 1 ponto de dano. Cada espinho disparado demora 3 rodadas para ser recolhido e disparado novamente. Uma vez que uma vítima é atingida por um espinho, além de ter de resistir ao veneno, ela é arrastada até os espinhos verdes no corpo do cacto. Uma vez que os espinhos verdes entram em contato com o corpo alvo, o mesmo sofre 2d4+(CA do alvo) pontos de dano (bônus de escudos não contam). Vítimas presas pelos espinhos púrpuras que não estejam paralisadas podem tentar se soltar, mas apenas aquelas com FOR 17+, e ainda assim é necessária uma rolagem de arrombar portar para se liberar. Os fios que ligam os espinhos ao cacto são resistentes, mas podem ser destruídos: eles possuem CA 5 e 5 PV, armas de concussão são ineficazes contra os fios.
  • Líquido Pastoso: se macerado, o cacto fornece 4 litros de uma substância pastosa que mata a sede e alimenta. Cada litro dessa substância sustenta uma criatura de tamanho humano por um dia.