Cão Metálico

Uma pequena criatura arisca que parece um cão e se alimenta de quase todo tipo de vegetação encontrada nos ermos da Terra Calcinada. Os cães metálicos extraem vestígios de metal das plantas, o que dá a eles uma pele quase metálica. Eles são avidamente caçados por suas peles, mas são difíceis de matar. O cão metálico é um pequeno animal, crescendo apenas 1 metro de altura e pesando cerca de 25kg [500 ms]. Sua pele metálica lhe dá uma coloração prateada, apesar dos filhotes serem marrons, brancos, ou uma combinação das duas cores.

Os cães metálicos se comunicam através de latidos e ganidos. Eles avisam aos jovens para fugirem e também indicam se água ou comida foi encontrada. Cães metálicos lutam apenas para defender os filhotes e apenas se eles não conseguirem fugir. Eles são ariscos e buscam se esconder onde podem. As almofadas de metal abaixo de seus pés os permitem correr através de terreno e vegetação que rasgariam os pés de seus perseguidores. Cães metálicos também possuem um estranho tipo de proteção natural contra o psionismo, o que confere a eles uma certa resistência a esse tipo de poder.

O cão metálico é um animal de família, e suas matilhas sempre consistem de um macho e até cinco fêmeas. Se mais de seis cães metálicos forem encontrados na matilha, os demais serão filhotes. Os filhotes só lutam para se defenderem e são treinados para fugirem ao sinal de qualquer perigo. Geralmente as fêmeas são quem lutam para dar cobertura à fuga do restante da matilha, porém, não é fácil encurralar um cão metálico: eles são muito velozes e costumam sobrepujar a maioria dos inimigos nesse sentido. A população desses caninos é majoritariamente composta por fêmeas: os machos são raros e portanto, protegidos.

Estes animais são os inimigos naturais de quase toda vida vegetal da Terra Calcinada; até mesmo espinhos de cacto são consumidos pelos cães metálicos. Poucos animais os caçam, pois sua carne metálica é impalatável para a maioria das criaturas. Os cães metálicos são as únicas criaturas conhecidas que podem extrair vestígios de metal das plantas que eles consomem, e os inimigos naturais deles são os humanos e semi-humanos, que caçam avidamente suas peles.

EstatísticasCão Metálico
TerrenoErmos Rochosos
CategoriaBesta Pequena
Classe de Armadura2 [17]
Dado de Vida4*** (16 PVs)
TAC016 [+3]
Ataques1 x Mordida (1d4)
Deslocamento360′ (120′) [108 m (36 m)]
SalvaguardaM10 V11 P12 S13 F14 Ps13 (3)
Moral6
AlinhamentoNeutro
XP225
Número de Aparição1d12
Tipo de Tesouro
  • Mordida: só ataca para defender filhotes ou quando acuado. Possui bônus de +1 na jogada de ataque em função dos dentes especialmente fortes. Esse bônus não se aplica contra armaduras de metal.
  • Fúria: se um filhote for ferido, todos os adultos entram em fúria e adquirem +2 nas jogadas de ataque e dano. A fúria dura enquanto algum filhote estiver sendo machucado ou ameaçado.
  • Imunidade a Veneno: por causa da sua dieta, cães metálicos são imunes a todos os venenos derivados de plantas. Além disso eles recebem bônus de +4 nas salvaguarda contra todos os outros tipos de veneno.
  • Torre da Vontade de Ferro (contínua): adultos projetam este poder psiônico continuamente. O bônus na salvaguarda concedido por este poder psiônico não está aplicado na tabela acima.
  • Surpresa: possuem uma audição acima do normal, sendo surpreendidos apenas com resultado de 1:6. Quando uma matilha surpreende algo, ela geralmente procura fugir o quanto antes.
  • Filhotes: possuem 1 DV, TACO 19, e causam 1d3 pontos de dano com sua mordida.
  • Pele Metálica: uma pessoa apta a construir armaduras e curtir peles pode produzir uma armadura de peles a partir do couro de dois cães metálicos adultos. A armadura concede CA 4 e pesa 200 ms.
  • Riqueza Metálica: o metal é valioso na Terra Calcinada. É possível fundir metal a partir da pele do cão metálico, mas as forjas requeridas para esse procedimento estão sob controle de algumas poucas casas mercantis poderosas. Se o acesso a uma forja dessas estiver disponível, até 5 moedas de ferro (valem 50 peças de cerâmica) podem ser fundidas a partir de uma pele.