Réptil Enorme

Lagartos robustos que chegam a pesar até seis toneladas, com enormes corpos em forma de monte, podendo medir 30′ [9 m]. Suas cabeças e costas são cobertas por uma couraça grossa, que protege do sol e ataques de criaturas maiores. Suas escamas na parte inferior, da barriga, são bem mais macias (CA 8).

Apesar de nervosos, são frequentemente utilizados como animais de carga. Um par dessas criaturas pode puxar uma carreta pesando 10-20 toneladas.

Esses répteis nunca são realmente domesticados. Mesmo atrelados à carretas e vagões, tendem a desviar de curso e vagar — sem nenhuma razão aparente. Eles também são conhecidos por devorar seus condutores. Em função dessas questões, muitas caravanas empregam psionistas para controlar essas bestas apropriadamente.

EstatísticasRéptil Enorme
TerrenoTabuleiro, Sertão
CategoriaBesta Imensa
Classe de Armadura6 [13] (por baixo da carapaça, 8 [11])
Dado de Vida11* (44 PVs)
TAC011 [+8]
Ataques1 x Língua (1d6)
Deslocamento90’ (30’) [27 m (9 m)]
SalvaguardaM6 V7 P8 S8 F10 (11)
Moral9
AlinhamentoNeutro
XP1.900
Número de Aparição1d2
Tipo de Tesouro
  • Engolir: numa rolagem de ataque com um 20 natural, a língua do réptil agarra a vítima e ele tenta levá-la à sua boca. Vitimas devem fazer uma Salvaguarda contra Paralisia, ou serão engolidas e mortas lentamente pelo sistema digestor da enorme besta. Criaturas engolidas são incapazes de realizar quaisquer ataques, a não ser o emprego de habilidades psiônicas.
  • Barrigada: esses répteis instintivamente protegem sua parte inferior, mais sensível, caindo com sua barriga sobre aqueles que rastejarem sob eles. Isso causa 2d6 de dano e pode ferir a criatura, dependendo do que estava por baixo e/ou sua posição.
  • Teimoso: a cada dia, existe 1:20 chances do réptil enorme utilizado para puxar um veículo pare, e não se mova mais. Se o resultado dessa rolagem por 2, o réptil marchará numa direção diferente da comandada. Para determinar exatamente quando o réptil estaciona, role 1d10 nas 10 horas de viagem diária.