Conjurar Elemental
Círculo: 5º do Ar
Duração: Permanente (até ser dissipado ou destruído)
Alcance: 240′ [72 m]
Um elemental de 16 DV é conjurado do plano elemental, vinculado ao conjurador.
- Materiais: a conjuração requer um grande volume do elemento apropriado.
- Concentração: requerida para comandar o elemental. Se o conjurador mover-se mais da metade de seu deslocamento, sua concentração é quebrada, e assim sendo, o elemental liberta-se atacando todos em seu caminho. As regras de Falha Mágica se aplicam normalmente durante a concentração.
- Dispensando: enquanto o controle é mantido sobre o elemental, o conjurador pode enviá-lo de volta ao plano de origem a qualquer momento.
- Dissipando: um elemental conjurado pode ser cancelado por Dissipar Magia ou Dissipar o Mal.
- Restrições: o conjurador só pode invocar um elemental por dia.
Controlar Ventos
Círculo: 5º do Ar
Duração: 1 Turno por Nível
Alcance: 300′ [90 m]
O conjurador é capaz de controlar uma massa de ar de 100′ cúbicos [30 m³] que ele pode ver dentro do alcance da magia. Um dos efeitos abaixo deve ser escolhido na conjuração, e pode ser alternado com uma ação. Pela duração da magia, com uma ação é possível interromper o efeito ou retomá-lo caso ela tenha sido interrompido:
- Rajadas: o vento aumenta dentro do cubo soprando horizontalmente na direção desejada pelo conjurador, que também pode escolher a intensidade dos ventos: calma, moderada ou forte. Se o vento estiver moderado ou forte, ataques físicos à distância que passem dentro do cubo sofrem uma penalidade de -2 para acertar. Se o vento estiver forte, criaturas dentro da área de efeito reduzirão sua taxa de deslocamento pela metade.
- Corrente descendente: uma rajada de vento forte e constante sopra do topo do cubo para baixo. Ataques à distância que passem pelo cubo, no caso de projéteis físicos, possuem uma penalidade de -2 para acertar. Criaturas voadoras que entrarem no cubo ou iniciarem seu turno nele, devem fazer uma Salvaguarda contra Paralisia ou serão derrubadas.
- Corrente ascendente: uma rajada de vento forte e constante sopra da base do cubo para cima. Criaturas que encerrarem quedas dentro do cubo, sofrerão apenas metade do dano da queda. Quando uma criatura dentro do cubo dá um salto vertical, ela sobe 10′ [3 m] mais alto do que o normal.
