Alinhamento
Todas as criaturas da Terra Calcinada estão alinhadas com as esferas conhecidas como alinhamento. O esquema de alinhamento envolve a atitude perante dois eixos: a ordem e a moralidade.
A Ordem, a Neutralidade, o Caos, o Bem e o Mal, travam uma guerra cósmica sobre quem é mais influente.
Ao criar um personagem um alinhamento deve ser escolhido, que será a combinação de dois eixos diferentes: Ordem e Caos, Bem e Mal. Assim sendo, nove diferentes combinações de alinhamentos surgem nas possibilidades de alinhamento. Note que algumas classes possuem restrições de alinhamento.
Ordem e Bem
Personagens desse alinhamento acreditam numa sociedade bem estruturada, com um governo ordenado, como base para a felicidade da maior parte da população. Leis devem existir para garantir a qualidade de vida, e respeitar tais leis, bem como as outras pessoas, é a chave para a prosperidade da sociedade. Esses justos buscarão o bem da maioria e procurarão não causar prejuízo aos inocentes.
Ordem e Neutralidade
Ordem e organização são as palavras chave para personagens desse alinhamento. O governo deve ser forte e organizado, não importando que seja uma tirania ou democracia. Os benefícios colhidos da forte organização supera qualquer questão moral, é o que pensam os ordeiros.
Ordem e Mal
A sociedade e as leis podem ser utilizadas em benefício próprio. Estrutura e organização facilita o alcance do poder e define a diferença entre senhor e servo. Tais seres apoiam leis que protejam seus interesses. Se uma lei é injusta, mas o personagem ordeiro e maligno se beneficia dela, que se lasque o teor injusto da lei! Esses personagens obedecem a lei porque temem punição. Extremamente vis, se algum acordo for desfavorável a um personagem desse alinhamento, ele terá cautela em assumi-lo, e se ele descobrir alguma brecha dentro do acordo, não hesitará em quebrar sua palavra caso veja necessidade.
Neutralidade e Bem
O equilíbrio é importante, mas o embate entre a Ordem e o Caos não diminui a importância do Bem. A estrutura social não tem valor em si para um personagem neutro e bondoso, mas a busca pelo bem maior está acima de qualquer processo ou consequência para a sociedade. Se esse bem significa destruir uma sociedade, que seja. Se tal bem for proteger outra sociedade, este será o caminho adotado.
Neutralidade
A crença no equilíbrio absoluto de forças faz alguém desse alinhamento se recusar a ver as coisas como exclusivamente boas ou más. Evitam tomadas de decisões polares e alternam entre essas polaridades de acordo com a necessidade da manutenção do equilíbrio. Seres inteligentes verdadeiramente neutros são uma raridade no mundo.
Neutralidade e Mal
Tais personagens são egoístas e tendem a ver a si mesmos como a prioridade. Não importa trabalhar sozinho ou com os outros: adquirindo vantagens pessoais, tudo é válido, independente dos métodos. Não chegam a ter uma atitude “cada um por si”, típica dos caóticos, mas podem ser comprados ou subornados nas condições certas.
Caos e Bem
Seres extremamente individualistas, mas trazem a marca da benevolência. Acreditam nas virtudes da bondade, mas pouco se importam com leis. São personagens guiados por uma bússola moral muito particular, evitando a moral do rebanho. Portanto, apesar de apontar para o Bem, a bússola moral desses personagens honrados nem sempre estão em sintonia com os demais.
Caos e Neutralidade
Esses são aqueles que fazem tudo aquilo que lhes passa pela cabeça, independente de parâmetros. Não há ordem nas coisas. Bem e Mal são irrelevantes. Num lance de um único dado, tudo é apostado. Portanto, são totalmente não-confiáveis. Em relação a esses inconstantes, a única certeza é que não se pode confiar neles: estão ao sabor do vento.
Caos e Mal
Movidos pelo ganho e prazer pessoais, esses personagens cruéis não vêm nada de errado em tomar o que quiserem não importam os meios. Os fortes e capazes devem tomar o que quiserem, aos fracos só resta serem explorados. Alianças com grupos só fazem sentido se forem para sobrepujar o problema, ou atender à necessidade. Liderança nesses meios, apenas através do medo, opressão e poder. Portanto, um líder nessas esferas está sempre ameaçado de perder a sua posição ao menor sinal de fraqueza. Não há regras aqui.
Revelando o alinhamento
O jogador deve informar ao mestre sobre o seu alinhamento, mas não é obrigado a dizer aos outros jogadores.
Interpretando o alinhamento
O alinhamento serve como um guia para facilitar a interpretação e, caso o personagem desvie de maneira importante, o mestre pode atribuir um novo alinhamento a ele, o que pode implicar em penalidades, como no caso de um clérigo, druida ou templário que perde seus poderes elementais, ou até mesmo um psionista que perde seus poderes psiônicos…
Alinhamento & Escassez de Água
O alinhamento interfere diretamente na forma como o personagem lida com situações que envolvem escassez de água.
Alinhamento & Meio-Gigante
Meio-gigantes são extremamente flexíveis e inconstantes em relação à ordem e moralidade, e possuem um comportamento mímetico diante daqueles que os cercam. Sua natureza imitava, reativa, e de pouco tato para o certo ou errado, faz com que em termos de jogo, o meio-gigante possa alterar seu alinhamento a cada manhã.
Um dos eixos de alinhamento da criatura se mantém fixo, o outro pode se alterar. Um meio-gigante deve escolher um alinhamento a cada manhã, algum que reflita seu ambiente circundante de alguma maneira. O MJ deve concordar com tal alteração.
Normalmente, um meio-gigante muda seu alinhamento se alguma alteração ocorrer em seu entorno. O MJ deve arbitrar bem em relação a mudanças de alinhamento simplesmente declaradas para ganho pessoal.
Lembre-se que mesmo apesar de o meio-gigante poder alterar seu alinhamento a cada dia, isso não é imperativo – ele pode passar meses sem alterá-lo.
Esse modo de vida de acordo com o que o vento sopra, torna os meio-gigantes não confiáveis para personagens de comportamento mais linear. Como MJ, tenha sempre em mente as complicações advindas do fato dos meio-gigantes possuírem essas mudanças comportamentais.
